Marcadores

Acontecimento (14) Alegria (33) Caos (50) Combate (11) Comédia (2) Crítica (32) Dedicatória (33) Experiência (49) Fim (23) Ilustração (1) Música (8) Narrativa (24) Pensamentos (57) Photo (2) Positividade (40) Recomeço (33) Recorte (13)

domingo, 29 de junho de 2008

Sê Responsável e Consciente

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão." Madre Teresa de Calcutá

Não há argumento que cale a verdade. Não há jogo de palavra mais bem planejado que o destino. Não há transcrição maior que o espontâneo. Não há sofisma que derrube o arquitetado pelo imutável. Não há lamento que resista ao apelo causal. Não há guincho que não se apure. Não há sombra que sucumba a palavra. Não há pranto que não se converta em cântico.

A desesperança, a dor e a melancolia existem. E frequentemente insistimos nelas por tempo demais. O sofrimento é importante, mas deve despertar o caminho da regeneração, do recomeço. Errar é natural, mas não pode esconder nossa falta de coragem em mudar. Afinal, é persistindo, burilando-se dia-a-dia, polindo as imperfeições que conseguiremos ser felizes.

Portanto, é lastimável gastar precioso tempo resistindo ao processo natural do amadurecimento, do progresso, da luz. Nunca é salutar adiar o avanço necessário, maquiar com retórica leviana a falta de coragem de fazer aquilo que a vida nos propõe, retardar a concórdia inevitável e – vale auto-avaliação – terceirizar nossa responsabilidade.E mais: não prejudicamos apenas a nós com o uso indevido da comunicação – que nos cobra grande responsabilidade. A palavra é veículo de compartilhamento da mais autêntica subjetividade. Somos responsáveis pelo que cultivamos ao nosso redor, por aquilo que fomentamos, pelo que falamos, pelo que dividimos através da escrita, pelo que ofertamos a outrem através das palavras, pelas nossas obras, enfim.

PEGURSKI, Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário